Os painéis fotovoltaicos produzem energia eléctrica descentralizada através do Sol, que podem ser aproveitados das seguintes formas:

Autoconsumo – Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC)
A energia eléctrica produzida pela UPAC é injectada preferencialmente na instalação de consumo, tendo como objectivo principal a aproximação optimizada da energia produzida com a energia consumida, permitindo ao cliente a maior poupança possível na factura da luz.
Pode ser instalada por clientes particulares ou empresariais. De acordo com o consumo eléctrico no local podem ser instalados de 1 a 6 painéis até um limite de 1500W.
Unidades de Pequena Produção (UPP)
São unidades de produção com potência de ligação igual ou inferior a 250 kW. Estes sistemas injetam na Rede Eléctrica de Serviço Público (RESP) a totalidade da energia produzida.
Pode ser instalado por qualquer pessoa singular ou colectiva desde que disponham de um contrato de compra de electricidade celebrado com um comercializador. O regime legal de UPP permite que empresas de serviços energéticos possam instalar uma UPP (quando autorizadas pelo titular da instalação) mediante contrato celebrado entre o titular da instalação de consumo e a empresa.
Como condição para instalar uma UPP é necessário que a energia consumida na instalação de utilização seja igual ou superior a 50% da energia produzida pela UPP. É tomada como referência para o cálculo, a relação entre a energia produzida e consumida no ano anterior, no caso de instalações em funcionamento há mais de um ano, e a relação entre a previsão anual de produção e de consumo de energia, para as instalações que tenham entrado em funcionamento há menos de um ano.



Sistemas Electricos Autónomos (SEA)
São a solução ideal para locais onde não é possível a ligação à rede, barcos e autocaravanas. Nestes sistemas toda a energia produzida é acumulada e consumida no local.
Bombas Solares
Abastecimento de água contínuo sem factura eléctrica ou utilização de gerador.
Disponíveis as gamas de submersível para furos e de superfície para aumentar a pressão da água ou circulação de piscinas.
São equipamentos extremamente eficientes, duradouros e praticamente sem manutenção.

